quarta-feira, 4 de setembro de 2019

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segunda-feira, 3 de junho de 2019

Intolerância à lactose



Nem sempre!!
Isso depende de uma combinação genética. A intolerância à lactose tem natureza recessiva, isto é, a pessoa precisa herdar dois genes assim (um do pai e outro da mãe) para o distúrbio se manifestar.

Já a persistência da lactase — em outras palavras, a capacidade de produzir a enzima a vida toda sem nunca sofrer perrengues ao ingerir lactose — é dominante. Nesse caso, basta um gene com essa característica para a chateação ser afastada. Então, se a mulher tiver dificuldade de digerir o açúcar do leite, mas o marido não (ou vice-versa), há boa probabilidade de o filho escapar da intolerância, porque um dos genes que ele receberá pode ser o da persistência, o dominante.
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Rafaela Sampaio | Nutricionista - CRN 1 11214
Pós-graduada em Nutrição Materno Infantil
💛 Materno-infantil e Saúde da Família
☎️ (61) 9 8225-7435
💌 rafaelasampaio.nutri@gmail.com

domingo, 26 de maio de 2019

Conservação adequada da lancheira



Se o alimento estiver mal conservado, há perda de nutrientes. Com a deterioração, o lanche perde vitaminas e minerais! Então, siga as dicas para uma boa conservação do lanche do seu filho:


A escolha da lancheira depende do tipo de comida que você costuma enviar para a escola.

Os alimentos perecíveis (leite, creme, queijos frescos, iogurte, bolos recheados, sucos e sanduíches com frios) precisam de refrigeração ou de manutenção da temperatura para não estragar. Neste caso, é preciso simular uma geladeira para manter os alimentos refrigerados. Se não colocarmos um doador de frio dentro da lancheira (bolsa térmica gel reutilizável, por exemplo), será como uma geladeira desligada.

No caso dos sucos de frutas, o ideal é escolher a garrafa térmica. Mas as garrafas térmicas não são indicadas para bebidas com leite, como achocolatados. Isso porque, além de ser fácil de azedar, a limpeza interna da garrafa é difícil.

Nos alimentos classificados como não perecíveis (frutas, pães, geleias, doces, sucos e achocolatados em embalagem longa vida (não abertos), queijos duros (suíço e parmesão, por exemplo), biscoitos, barras de cereais, bolo sem recheio, entre outros), o crescimento de bolores e leveduras até é possível, mas apenas se a comida permanecer por vários dias fora da geladeira.
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Rafaela Sampaio | Nutricionista - CRN 1 11214
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domingo, 12 de maio de 2019

Transição do pastoso para o sólido



Uma dica que acho bem legal para essa fase de transição da comidinha pastosa/amassada para inteira/sólida é misturar a papinha amassada com a que tem mais pedaços gradualmente.
Ou seja, antes de passar para a sólida, tente essa combinação. Nesse caso, comece misturando 70% de papinha com 30% de alimento em pedaços.

Conforme seu filho for aceitando, inverta essa proporção até que ele aceite completamente a comida sólida.
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Rafaela Sampaio | Nutricionista - CRN 1 11214
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domingo, 5 de maio de 2019

Não tenha em casa!



O compromisso dos pais é ter comida saudável em CASA. Se você não adquire refrigerantes, biscoitos e salgadinhos, seu filho não vai comer essas coisas. E se acredita (com razão) que não é preciso ser tão rígido, e que as crianças podem comer uma guloseima de vez em quando, você decide qual é o limite 😉

Enquanto o pequeno não tiver dinheiro e capacidade física e mental para fazer compras sozinho, ele só vai comer biscoitos de chocolate se um adulto lhe oferecer.


A criança não tem culpa dos erros dos adultos.
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Rafaela Sampaio | Nutricionista - CRN 1 11214
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terça-feira, 23 de abril de 2019

Carimbo de Limão


Terça é dia de criatividade! 
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Que tal usar o limão (na foto está o limão siciliano por ser maior, mas você pode usar o tradicional) para fazer arte?!
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Corte o limão ao meio e passe na tinta (superficial).
O efeito fica super legal! 🍋💛
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Use sua imaginação! 
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👉🏼 Você tem dúvidas ou quer entrar nesse mundo da Educação Nutricional?! 
Eu posso te ajudar!! 
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Rafaela Sampaio | Nutricionista - CRN 1 11214
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quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Amora


Estudos mais recentes comprovam a eficácia das ações da Amora. Assim como outras frutas vermelhas, é considerada alimento funcional - aqueles que, além de satisfazer as necessidades nutricionais básicas, desempenha efeitos fisiológicos benéficos à saúde

Ricas em Vitamina C, as amoras são grandes aliadas no combate a infecções, pois neutralizam toxinas bacterianas e auxiliam a fortalecer o sistema imunológico.

A presença da Vitamina E, excelente antioxidante, ainda faz com que a amora auxilie na prevenção de doenças coronarianas e tenha impacto sobre as funções musculares e reprodutivas.

A fruta de cor arroxeada ainda influencia contra inflamações dos tecidos na menopausa e previne o câncer. A amora possui também grande quantidade de potássio, fundamental para manter as funções das paredes celulares de nosso organismo.

Obs: consumo para crianças acima de 1 ano de idade.

Super beijo! 💋
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Rafaela Sampaio | Nutricionista - CRN 1 11214
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